Vamos abordar a retenção de liquidos e como tratar.
Retenção de líquido é um mal que atinge principalmente as mulheres, geralmente confundida com o aumento de peso, causa desconforto não só com a aparência como também é responsável pelas varizes, celulites, inchaço abdominal, e também por problemas como a acne, devido ao acúmulo não só de líquidos como também de toxinas.

Retenção de líquidos as causas mais conhecidas são alterações hormonais associadas ao ciclo menstrual, reação do corpo à altas temperaturas, mas a principal de todas é exagerar no sal. O sal é rico em sódio, que o corpo para diluir precisa contar com a ajuda da água. Ao consumir muito sal obrigamos o corpo a guardar toda a água que ingerimos. Por isso reduzir a quantidade de sal na dieta, ajuda a libertar o excesso de água do corpo.

Retenção de líquidos como evitar existem alguns cuidados que podemos tomar no dia a dia para diminuir e eliminar o acumular de líquidos no organismo. Mas se o problema persistir é indicado procurar orientação de um profissional na área de saúde.

Saiba mais aqui:



O sal é a principal fonte de sódio. Portanto, tente reduzir a ingestão de sal nas refeições.

Opte por especiarias e ervas aromáticas para temperar suas receitas.

Beba muita água. Ao contrário do que parece, beber água ajuda na redução dos líquidos acumulados.

É recomendável ingerir alimentos ricos em potássio, como a banana, e alimentos que tenham um elevado conteúdo de carboidratos complexos, como massas e arroz.

Ingira uma porcentagem elevada de proteínas, presentes nas carnes magras e aves, ovos, laticínios, leguminosas, cereais e peixe. O fígado precisa de proteínas para produzir albumina, uma substância necessária para que os fluidos não se acumulem nos tecidos e causem a retenção.

Os chás com diuréticos suaves, como a cavalinha, ajudam a melhorar o problema, forçando a eliminação de líquidos através da urina.

Evite cruzar as pernas, este ato comum das mulheres, faz com que diminua a circulação sanguínea, proporcionando a retenção.

Roupas justas também faz com que aumente a pressão e piore o edema.

Tente diminuir ou cortar de vez o consumo de álcool.

Retenção de líquidos alimentos para acabar com o problema devem ter propriedades diuréticas que ajudam no funcionamento dos rins, órgão encarregado da eliminação dos excessos de líquidos no organismo, além disso deve-se diminuir o sal e aumentar o consumo de água.

Abacaxi Beneficia o aparelho urinário, ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.

Água de coco Ajuda a reduzir o colesterol, a pressão arterial, combate a desidratação e purifica o sangue.

Melancia É diurética, digestiva, antioxidante e combate a obesidade.

Melão Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é hidratante e também auxilia contra a obesidade.

Aipo ou salsão É diurético, elimina o excesso de líquidos no corpo, previne a celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais.

Cenoura, pepino, beterraba e dente de leão São fontes de vitaminas e minerais, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos.