O sistema imunitário é o mecanismo de defesa do corpo - o exército com o qual o corpo se protege contra organismos causadores de doenças, como os vírus, as bactérias ou os fungos, conhecidos como agentes patogénicos. As tropas que constituem este exército são vários tipos de glóbulos brancos, produzidos na medula óssea. Quando funciona bem, o sistema imunitário está constantemente em alerta para nos proteger de infecções, infestações e invasores de uma forma geral.

Como funciona?

Um agente patogénico invasor tem de ultrapassar vários obstáculos para conseguir infectar o corpo. Primeiro, o agente patogénico tem de penetrar na barreira externa da pele, ou sobreviver ao ácido gástrico, se entrar pelo tracto digestivo. As passagens nasais podem parecer uma boa rota de entrada, mas segregam um muco que apanha e expele a matéria patogénica. A saliva e as lágrimas contêm enzimas antibacterianas para neutralizar os agentes patogénicos que tentam entrar através da boca ou dos olhos. Os agentes patogénicos que passam a barreira das enzimas salivares e do ácido gástrico, ainda têm de lutar contra o muco gastrointestinal, que consegue capturá-los e expeli-los. Adicionalmente, o intestino contém mais de 70% da totalidade de células imunitárias do corpo, que procuram e destroem agentes patogénicos que conseguiram passar pela boca e pelo estômago. Qualquer matéria patogénica que entre na corrente sanguínea através do tracto digestivo terá de percorrer o fígado, onde existem mais células imunitárias para lidar com ela. Se um agente patogénico conseguir passar por todas estas defesas e infectar células de tecido, é desencadeada uma resposta imunitária. • As células danificadas pedem ajuda (libertando químicos como a TNF-α, que atraem as células imunitárias). • As células imunitárias surgem e identificam o agente patogénico como mau/hostil para o corpo e chamam mais tropas que atacam e idealmente matam o agente patogénico. Os sintomas deste ataque são uma temperatura mais elevada, cansaço e algumas dores, glândulas linfáticas ligeiramente inchadas e possivelmente corrimento nasal. • O sistema imunitário pode também criar um anticorpo para esse agente patogénico. Um anticorpo é semelhante a algemas personalizadas, que se agarra ao invasor e permite que as tropas alertadas o localizem e matem. O anticorpo permanece no sistema, pronto a utilizar se aquele invasor específico surgir novamente.

Se o seu sistema imunitário estiver a funcionar bem

Não será vítima de todos os invasores que o rodeiam
Irá combater as infecções com bastante facilidade
 • Não estará constantemente com prurido e a espirrar
 • Sentirá um bem-estar geral

 Se tiver um sistema imunitário perfeitamente funcional, aquando da exposição a um invasor, conseguirá expulsá-lo rapidamente e os sintomas, como o aumento de temperatura, não durarão muito tempo. E se não estiver apto para o trabalho? Um sistema imunitário débil dificulta a tarefa de combate à infecção por vírus, bactérias ou fungos.O sistema imunitário demorará mais tempo a detectar e vencer o invasor, por isso os sintomas como o aumento de temperatura, as glândulas inchadas, a garganta inflamada, o catarro, etc. surgirão com maior frequência.

O que poderá causar a debilidade do sistema imunitário?

Dieta desequilibrada
Consumo excessivo de alimentos gordos
Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Tabagismo
Stress e depressão • Dormir pouco

Suplementos naturais para fortalecer o sistema imunitário
- BIO BRAN (30 SAQUETAS)