Pelo menos um milhão de pessoas morrem todos os anos prematuramente no mundo por causa do fumo, afirma a OMS. Segundo um relatório daquela Organização, tornado público em 1986, registam-se anualmente 600 mil casos de cancro nos pulmões devido ao tabaco, podendo o número destes casos alcançar os dois milhões no ano 2000.

O tabaco é ainda a causa, entre outras, 75% das bronquites e 25% das doenças de coração.

Pode dizer-se, assim, que o tabaco é tão prejudicial ao organismo, que fumar é uma espécie de suicídio lento.

Quando a pessoa fuma, o organismo não recebe a quantidade de oxigénio necessária. Por outro lado, as substâncias tóxicas que o fumo tem são absorvidas por todos os órgãos, sobretudo pelos pulmões. Desta maneira o tabaco conduz, em primeiro lugar, ao aparecimento e desenvolvimento da bronquite. Mas o fumo pode causar também asfixia, pois contém substâncias cancerígenas que levam à formação de tumores na garganta, nos brônquios ou nos próprios pulmões. As estatísticas demonstram que o tabaco é responsável por 90% de todos os casos de cancro nos pulmões e 1/3 de todos os tumores malignos.

No fumo inspirado existe nicotina, que é particularmente prejudicial à saúde e é uma das causas do desenvolvimento da angina de peito, e a longo prazo, o tabaco pode provocar a infecção do músculo do coração – enfarte do miocárdio.

Actualmente, são muito frequentes certas doenças como a hipertensão ou a esclerose prematura dos vasos sanguíneos do cérebro. Também no aparecimento destas doenças o tabaco tem um papel muito importante.

Um só cigarro fumado destrói no organismo 25 miligramas de Vitamina C – exactamente a quantidade contida numa laranja. A diminuição das reservas de Vitamina C perturba a circulação do sangue no cérebro, o que pode ser acompanhada por paralisia.

A nicotina provoca ainda a inflamação crónica do nervo óptico, tendo como resultado a falta de visão.

O tabaco é igualmente causa de doenças no aparelho digestivo. Ao fumar, a nicotina e as substâncias tóxicas que o fumo contém dissolvem-se na boca e são engolidas junto com a saliva, chegam ao estômago e aos intestinos podendo originar gastrite.

Há que pensar também nos outros.

O fumador deve ter consciência de que o vício de fumar o prejudica a ele, mas também aos que o rodeiam. Ao fumar, 50% da nicotina contida no fumo do cigarro fica no ar. O fumo actua sobre os chamados “fumadores passivos” ainda com maior intensidade do que nos próprios fumadores e isto porque o “fumador passivo” não está habituado ao fumo do tabaco, assimilando-o com mais facilidade. A influência nociva do fumo manifesta-se através do mal-estar, tonturas, dores de cabeça, fraqueza.

Também as mulheres devem lembrar-se do mal que causa o tabaco. Uma mulher jovem – futura mãe – poderá transmitir ao bebé através do seu sangue a nicotina, dando à luz uma criança muito mais vulnerável a todo o tipo de doenças que a esperam imediatamente após o nascimento. E mais, o tabaco conduz ao envelhecimento prematuro do organismo.

Poderá haver quem pense que o que se acabou de dizer é um exagero. Mas infelizmente, tudo isto já foi demonstrado pela medicina. Donde, o melhor conselho que se pode dar é que se não é fumador deixe-se estar como está, se o é, tente abandonar o vício imediatamente.
de carne.