Um copo de suco de beterraba pode fazer bem ao seu coração. Pessoas com pressão arterial elevada que beberam um copo da bebida  abaixaram sua pressão arterial por até 24 horas, de acordo com um pequeno estudo publicado hoje na revista Hypertension. Aliás muitos estudos já vem sendo feitos sobre esses sucos “super saudáveis” e cada vez mais espaço!
Recebi essa reportagem e trouxe uma parte para vocês. O suco de beterraba já vem sendo estudado mas agora começa a ser mostrado efeitos em pequeno e longo prazo!
Os vegetais que são ricos em compostos de nitratos, incluindo beterraba e seu suco, podem oferecer benefícios especiais para pessoas com pressão arterial elevada.No organismo, nitratos de alimentos são convertidos em nitritos e depois, em óxido nítrico. Este gás se expande os vasos sanguíneos, o que melhora o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.
No estudo, 15 adultos com hipertensão estágio 1 – definida como pressão arterial sistólica entre 140 e 159 milímetros de mercúrio (mm Hg) – beberam cerca de 8oz (ou aproximadamente 240ml)  de suco de beterraba ou a mesma quantidade de água com baixo teor de nitrato e teve seu sangue pressão monitorada durante as próximas 24 horas. Um copo de suco de beterraba tem aproximadamente o mesmo teor de nitrato em duas beterrabas inteiras.
A boa notícia é que você não precisa comer ou tomar apenas beterrabas! Existem outras fontes de nitritos na naturesa como as folhas verdes escuras! Alguns estudos têm levantado preocupações sobre uma possível ligação entre nitratos e nitritos em carnes processadas e cânceres gastrointestinais, mas  não há motivo para se alarmar sobre os nitratos encontrados nos vegetais. Nitratos e nitritos, embora não cancerígenos por conta própria, podem combinar com compostos de proteínas no intestino na forma de nitrosaminas, algumas das quais são relacionadas ao câncer em seres humanos. No entanto, os vegetais também conter antioxidantes, tais como vitamina C, que bloqueiam a formação de nitrosaminas. Amo o que um dos pesquisadores diz: A natureza proporcionou uma forma de gerar os benefícios do óxido nítrico, sem o risco de formação de nitrosaminas estes compostos.