Gengibre, chá verde, mel e hortelão fazem parte da lista de alimentos que o podem ajudar a proteger-se ou a livrar-se das gripes e constipações. Mas há mais aliados.
Tosse, espirros, em alguns casos vómitos e diarreias, fazem parte dos sintomas que deixam qualquer pessoa de rastos.
No entanto, uma alimentação completa, equilibrada e variada, repleta de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunitário e ajuda-o a proteger o organismo contra as mais variadas infecções. Já uma alimentação rica em açúcares, álcool e gordura saturada, pobre em alimentos protectores e sem horários estabelecidos para as refeições torna o organismo mais susceptível aos vírus da gripe.
Nesta altura do ano, é fundamental reforçar as atenções com a alimentação, protegendo-se a si e à sua família. Aposte na hidratação e no consumo regular e variado de fruta, legumes e hortaliças, que são os nossos melhores aliados.
Conheça os alimentos que o podem ajudar nesta tarefa, segundo a Sport Life.
1. Gengibre
Antibacteriano, anti-inflmatório, desintoxicante. Tem efeitos benéficos a nível do sistema digestivo, circulatório e respiratório. As suas propriedades advêm de vários componentes que apresenta – como o zingibereno, zingerona e gingerol, este último confere-lhe um sabor picante.
2. Chá verde
Muito rico em antioxidantes e fitoquímicos, como as catequinas, é um óptimo aliado no combate às agressões ao organismo.
3. Mel
Apesar de ser rico em açúcares simples, também contém vitaminas, minerais e flavonóides. É muito útil nas dores de garganta, uma vez que quando ingerido adere à mucosa, servindo de protecção e diminuindo a tosse.
4. Hortelã
Contém na sua composição vitamina A e C e minerais como o potássio, fósforo e cálcio. Possui acção anti-séptica, analgésica, tranquilizante, anti-tússica, expectorante e descongestionante nasal.
5. Açafrão
Especiaria com propriedades medicinais muitas das quais atribuídas por um composto fenólico que apresenta, a curcumina. Detém poderes anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral.
6. Tomilho
Erva aromática, com um forte aroma derivado do seu óleo essencial, rico em timol, com propriedades anti-sépticas no sistema respiratório. Tem acção brônquica e expectorante, sendo indicado para a tosse irritativa, bronquite e catarro.
7. Salva
De aroma forte e pungente, esta erva é detentora de propriedades medicinais. Feita sob a forma de chá pode ajudar na melhoria de sintomas de amigdalite, gripes e constipações. Apresenta também efeito anti-inflamatório e expectorante.
8. Poejo
Planta aromática de cheiro fresco e aroma característico, proveniente de uma substância contida nos seus óleos essenciais, a pulegona. Tem acção antigripal, expectorante, anti-séptica e anti-tússica.
9. Orégão
São uma das ervas aromáticas mais utilizadas. Contêm um óleo essencial constituído por timol, limoneno e carvacrol, que lhes atribui propriedades anti-bacterianas, antivirais, imonoestimulante, anti-inflamatórias e analgésicas. Ajuda a aliviar a tosse, gripes e constipações.