As plantas foram o primeiro medicamento do Homem. A medicina herbal Chinesa data de há 5.000 anos. A Medicina herbal tem sido também encontrada entre os vestígios dos nossos antepassados de Neanderthal

PRÉ-HISTÓRIA

Referências mais específicas aos remédios usados podem ser encontradas na história Egípcia e  Chinesa. Um papiro egípcio de 1.600 A.C. descreve muitas plantas, animais e remédios inorgânicos. Muitos destes foram provavelmente descobertos empiricamente e alguns como os Coentros, o Funcho, o Sene e o Absinto são usados ainda hoje. Existe uma clara evidência de Ópio produzido a partir da papoila cultivada no Vale Mesopotâmio,  provavelmente a primeira experiência do Homem  na área da preparação de medicamentos.
Na China, as referências às plantas que têm sido encontradas são anteriores à  Dinastia Ming (1.500 A.C.). Registos das plantas e do seu uso têm sido encontrados nos “oráculos dos ossos”, os meios de gravação de informação naquele tempo.

É interessante especular  como estas civilizações antigas faziam para descobrir o uso a dar às plantas medicinais. Não existem evidencias de que existia algum sistema de medicina presente que pudesse explicar o funcionamento do corpo e da manutenção da saúde. De facto a doença era considerada   um castigo imposto por Espíritos e Deuses em vingança pelos erros cometidos.

Uma teoria é a de que o homem seguia somente o seu instinto natural. Com uma grande aproximação à natureza, os nossos antepassados provavelmente tinham um grande conhecimento sobre como usar o ambiente para se manterem vivos. Este instinto pode ser visto nos animais que não vivem em cativeiro, que podem consumir alimentos em quantidade e combinação correctas para a manutenção da saúde; sabendo quais as plantas a evitar por serem venenosas e também escolher as plantas certas para comer quando estão doentes. Tal comportamento provavelmente também se passou com os nossos antepassados, que adquiriram gradualmente mais conhecimento, capaz de utilizar as diferentes plantas e ervas para se manterem bem.

Por mais de  5.000 anos a arte da cura tem sido uma doutrina crescente e em  mudança. Se  olharmos para a história da medicina em várias civilizações podemos perceber muitos paralelos. Faremos um resumo da medicina Chinesa, medicina Ayurvédica, medicina Grega, medicina Romana e por último a medicina da Europa Moderna a qual nos deu a Fitoterapia.

Em cada uma destas, podemos observar um número de similaridades. Em algum ponto de cada uma destas histórias, surgiu um método para explicar como trabalha o corpo. Assim,  podemos explicar o que pode estar errado no corpo e como este pode ser tratado.