Sene
O preparado de Sene que está disponível comercialmente provém da planta Cassia. As folhas e a vagem desta planta são usadas, com as vagens tendo uma acção leve e suave. O Sene foi conhecido por muito tempo pela sua acção sobre o tracto Gastrointestinal. Cresce predominantemente na Índia, no Norte da Africa e em alguns países do Mediterrâneo.

Os princípios activos do Sene são os glicósidos de antraquinona chamados Senósidos A e B. Estes actuam primeiramente no cólon, estimulando as contracções musculares. Além desta acção directa sobre os músculos do cólon, a Sena contém mucilagem que tem actividade de dar volume.

Ocasionalmente, a estimulação das contracções musculares podem-se estender até o útero. Por esta razão, o Sene só deve ser usado durante a gravidez sob a supervisão de um fitoterapêuta ou de um médico.

Cascara sagrada
Esta é uma das plantas mais potentes usadas como um laxativo estimulante e possui uma posição oficial na farmacopeia dos Estados Unidos. A Cascara é uma casca seca da Rhammus purshiana.

Existem três espécies desta planta, normalmente conhecida como da Família do Sanguinho das Sebes. Esta planta cresce em lugares húmidos, em florestas e ao longo dos córregos. É uma casca seca usada medicinalmente e contém antraquinona e substâncias amargas. As antraquinonas agem de uma maneira semelhante àquelas encontradas no Sene e fornecem a acção laxativa estimulante que causa a contracção do músculo liso no intestino grosso. O potencial efeito sobre o útero é o mesmo que o provocado pelo Sene e consequentemente aplica-se a mesma contra-indicação.

Frângula
Esta é muito semelhante a Cascara, extraída especificamente da planta Rhammus frangula (Sanguinho). Mais uma vez, a acção laxativa desta planta é devido aos derivados de antraquinona que foram chamados de Glucofrangulina A e B e frangulina A e B. A acção laxativa desta planta é semelhante às do Sene e da Cascara.