Da mesma maneira que é uma planta culinária, o Tomilho é um dos Fitomedicamentos disponíveis mais úteis para nós. Além do seu uso culinário, pode ser encontrado involuntariamente, na farmácia caseira de muitos lares já que é um ingrediente em muitas marcas de soluções para lavagem da boca, descongestionantes e anti-sépticos.
O tomilho tem sido apreciado há séculos como uma planta aromática, sendo usado para conservar a carne na antiguidade. Era espalhado sobre animais sacrificados para ficarem mais aceitáveis (ou apelativos?) aos Deuses. O tomilho provavelmente foi introduzido na culinária como uma adaptação desta cerimónia e pela sua função de conservar a carne.

Durante a idade Média, o Tomilho foi relacionado com a coragem e era de bom-tom as esposas dos nobres bordarem ramos de tomilho na manta dos trajes de luta dos cavaleiros nas Cruzadas.

Logo os anatomistas nomearam a glândula Timo (Thymus), encontrada no pescoço, com o nome da planta como lhes pareceu semelhante a flor do tomilho. O mais antigo registo de uso medicinal do Tomilho é pelos Romanos, que o usaram como um remédio para a tosse e digestões difíceis.

O tomilho é nativo das montanhas do Sul da Europa e a planta inteira é usada medicinalmente, colhida durante a floração. 

Modo de Acção
O tomilho contém muitos princípios, primeiramente um óleo volátil contendo Timol, Carvacrol e outras substâncias. Além disto, há uma percentagem significante de taninos, saponinas e substâncias amargas fornecendo à planta uma classe inteira de constituintes úteis.

Usos Clínico e Medicinal
As acções do Tomilho são muitas e complexas, com o óleo volátil responsável pela mais importante função fisiológica em relação as condições respiratórias. Os constituintes têm propriedades demulcentes, expectorantes e desinfectante moderada e, quando administrado internamente, o tomilho é amplamente eliminado pelos pulmões e é concentrado exactamente no lugar onde é mais eficaz. Como dilui o muco, torna mais fácil removê-lo do tracto respiratório.

As propriedades expectorantes e anti-sépticas do tomilho tornam-no eficaz no tratamento de bronquites e afecções catarrais. Pode ser definido como um expectorante com propriedades anti-espasmódicas sendo útil em tosses onde haja um elemento espasmódico, tal como na coqueluche.

Pacientes com enfisema, e asma podem encontrar alívio nesta planta quando usada em conjunto com outras terapias, sob a supervisão de um profissional qualificado.