As Infecções do tracto urinário (ITU) representam um problema frequente, incómodo e estão entre as mais comuns de todas as infeções bacterianas, afetando cerda de 50% das Mulheres pelo menos uma vez na vida. A maioria das ITU é causada por bactérias, mas também podem ser provocada por vírus, fungos ou outros microorganismos que se multiplicam provocando lesão nos tecidos dos diferentes órgãos do aparelho urinário.
Dependendo da zona afectada, as ITU, são classificadas de:
— Uretrite: Infeção da uretra
— Cistite: Infeção da bexiga
— Pielonefrite: Infeção do rim
A infecção urinária mais frequente é a cistite, causada em cerca de 75% das vezes pela Escherichia coli (E. coli), e os dados científicos demonstram que uma em cada duas mulheres sofre um episódio de cistite durante a sua vida.
Uma em cada três Mulheres que sofrem de ITU têm pelo menos uma recorrência no primeiro ano, provocando grande incómodo e desconforto para além de poderem evoluir para estados de maior gravidade (pielonefrites) quando não devidamente tratadas.
Como ocorre?
O acesso dos microorganismos ao trato urinário dá-se por via ascendente, ou seja, pela uretra, podendo-se instalar na própria uretra, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim.
Dificilmente, as bactérias podem penetrar no trato urinário através da via sanguínea. Isto ocorre apenas quando existe infeção generalizada (septicemia) ou em indivíduos sem defesas imunitárias. A intensidade da IU depende das defesas do paciente, da virulência do microorganismo e da capacidade de aderir à parede do trato urinário.
Sintomas
Os sintomas frequentes de infeção do trato urinário incluem:
— Polaciúria (necessidade frequente de urinar)
— Escassa eliminação de urina em cada micção
— Disúria (sensação de dor, ardência ou desconforto ao urinar)
— Dor, pressão ou hipersensibilidade na área da bexiga (na zona média da parte inferior do abdómen, abaixo de umbigo)
— Poderá haver algum sangramento, o que não é necessariamente sinal de gravidade
— Febre, acompanhada ou não de calafrios
Habitualmente as ITU são tratadas com antibióticos, mas as resistências antimicrobianas emergentes justificam a necessidade de alternativas terapêuticas assim como novas estratégias preventivas.
Arando Americano (Vaccinium macrocarpon Aipon)
Cultivado na América do Norte, o Arando (Vaccinium macrocarpon Aiton) tem sido utilizado há séculos pelas suas propriedades medicinais. O seu potencial terapêutico contra infeções do tracto urinário tem sido descrito em vários relatórios.
O Arando é amplamente conhecido como uma fonte excelente de antioxidantes e pela sua atividade anti-adesão única, que ajuda a proteger o organismo contra bactérias que causam infeções do trato urinário (ITU).

Cranfort -  O produto Natural da Natiris