Hábitos de vida saudável: “Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais”. Essas palavras do escritor Michael Pollan resumem bem um conselho simples e que funciona. O que ele quis dizer com estas palavras? Comer demais é extremamente prejudicial à saúde, mas também é preciso saber o que comer.

Hábitos de vida saudável: coma alimentos frescos

Este é um dos primeiros hábitos de vida saudável a ter em consideração. Substitua os modernos alimentos processados por comida “de verdade”: produtos integrais e frescos, que as pessoas têm comido há milénios.

Alimentos pré-cozinhados industrializados e o chamado fast-food geralmente contém níveis altos de açúcar, sal e gordura, que contribuem para problemas cardíacos, derrame, câncer e outras doenças graves.

Em vez de fritar, experimente cozinhar a vapor, assar ou grelhar. Diminua a quantidade de sal e compense isso com ervas e outros temperos. Coma apenas carne bem cozida e nunca ingira alimentos estragados.

Hábitos de vida saudável: não coma demais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) regista um perigoso aumento no mundo inteiro de pessoas que estão acima do peso e obesas em geral porque comem demais.

Uma pesquisa constatou que em partes da África “há mais crianças acima do peso do que desnutridas”. Crianças obesas correm risco de desenvolver, a curto ou a longo prazo, problemas de saúde, como a diabetes.

Pais, dêem um bom exemplo de hábitos de vida saudável aos seus filhos por comerem com moderação.

Hábitos de vida saudável: coma vegetais

Numa refeição balanceada, a proporção de frutas, legumes, verduras e grãos integrais deve ser maior que a de carne e carboidratos. Tente substituir carne vermelha por peixe uma ou duas vezes por semana.

Diminua a quantidade de alimentos refinados, como pão e arroz brancos e macarrão, que perdem muito de seu valor nutricional no processo de refinação. Mas, evite dietas da moda, que podem ser perigosas.

Pais, incutam hábitos de vida saudável para melhorar a saúde de seus filhos por ensiná-los a gostar de alimentos saudáveis. Por exemplo, nos intervalos entre as refeições, em vez de salgadinhos e doces, dêem a eles nozes, castanhas, frutas e legumes frescos e bem lavados.

Hábitos de vida saudável: ingira bastante líquido

Adultos e crianças precisam beber todo dia bastante água e outros líquidos não adocicados. Isso é ainda mais necessário em dias quentes e durante actividade física intensa.

Esses líquidos eliminam as toxinas do corpo, melhoram a pele e ajudam a digestão e perda de peso. Você terá uma sensação de bem-estar e sua aparência vai melhorar.

Evite o excesso de bebidas alcoólicas ou adocicadas. Uma lata de refrigerante por dia pode adicionar quase 7 kilos por ano ao seu peso.

Em alguns países, conseguir água potável é difícil e caro. Mas ela é vital. Água não potável precisa ser fervida ou tratada quimicamente. Acredita-se que água contaminada seja mais mortífera que guerras e terramotos.

Segundo estatísticas, 4 mil crianças morrem por dia por causa de água suja. Para os bebés, a OMS recomenda apenas o uso de leite materno nos primeiros meses de vida. Daí, outros alimentos podem ser acrescentados, mas a amamentação deve continuar no mínimo até aos 2 anos.

Estes são alguns dos hábitos de vida saudável que deve começar a colocar em práctica o quanto antes.