revenir doenças: A pessoa sensata vê o perigo e se esconde. Algumas medidas deprevenção de doenças e precaução podem ajudá-lo a evitar muitas doenças, sofrimento, perda de tempo e de dinheiro em tratamentos demorados e dolorosos. Lembre-se a prevenção é sempre a melhor solução. Então, proteja a sua saúde prevenindo doenças com as dicas que lhe vamos dar.

Prevenir doenças: mantenha a higiene

Uma das maneiras de prevenir doenças é cuidar da sua higiene. Comentando a importância de lavar as mãos, o Ministério da Saúde do Brasil diz que: “esse acto simples e barato pode evitar a contaminação de muitas doenças”. Acredita-se que 80% das infecções são transmitidas por mãos sujas.

Então, lave-as várias vezes ao dia, especialmente antes de comer, preparar alimentos, fazer um curativo ou tocar numa ferida; também depois de tocar num animal, usar a casa de banho ou até mesmo trocar a fralda de um bebé.

Água e sabão são mais eficientes que os higienizadores à base de álcool. As crianças são mais saudáveis quando os pais as ensinam a lavar as mãos e a não tocar na boca e nos olhos como forma de prevenir doenças.

Tomar banho todo dia e trocar as roupas pessoais e de cama com frequência também contribui para uma saúde melhor e prevenir doenças.

Prevenir doenças: doenças infecciosas

Evite contacto físico muito próximo ou compartilhar talheres e copos com alguém que está resfriado ou gripado, visto que a doença pode ser transmitida por meio de saliva e secreção nasal.

Doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite B e C e HIV/Sida, são contraídas principalmente por contacto sexual, uso intravenoso de drogas e transfusões. Embora vacinas possam ajudar a prevenir muitas infecções, seria bom tomar certos cuidados ao ter contacto com um portador de doença infecciosa.

Cuidado com os insectos. Não se sente ou durma ao ar livre desprotegido quando mosquitos e outros insectos transmissores de doenças estão activos. Use mosquiteiro – especialmente na cama de crianças – e passe repelente de insectos.

Prevenir doenças: mantenha a casa limpa

Faça o máximo para manter a casa arrumada e limpa, por dentro e por fora. Não deixe acumular água em lugares onde mosquitos possam procriar. Lixo, sujeira, alimentos e resíduos descobertos atraem insectos e outros animais que podem transmitir doenças.

Se não houver um vaso sanitário, construa uma latrina simples em vez de fazer as suas necessidades no mato. Mantenha-a coberta para não atrair moscas, que transmitem agentes causadores de infecções oculares e outras doenças.

Prevenir doenças: proteja-se de acidentes

Respeite as leis de segurança no trabalho e ao andar de bicicleta, motocicleta ou carro. Certifique-se de que o seu veículo esteja em condições seguras antes de o conduzir. Use roupas e equipamentos de protecção, como óculos e sapatos de segurança, capacete, cinto de segurança e protectores auriculares.

Não se exponha excessivamente ao sol, o que causa cancro e envelhecimento precoce da pele. Se você fuma, pare agora. Isto diminuirá bastante o risco de doenças cardiovasculares, cancro do pulmão e derrame cerebral.

Por último, a prevenção de doenças passa especialmente por manter o seu sistema imunitário saudável. As deficiências no sistema imunológico são as principais causadoras de doenças.

Prevenir doenças mantendo o sistema imunológico a funcionar correctamente é a melhor forma de ter uma melhor saúde.