ALIMENTO CARACTERÍSTICAS CONFECÇÃO TEMPO DE COZEDURA UTILIZAÇÃO
Ágar-ágar É vendida em fios ou em pó e não tem sabor, pelo que é muitas vezes utilizada como gelatina pelos vegetarianos. Deve demolhar-se poucos minutos e cozinhar-se até que a alga se dissolva. É utilizada sobretudo para engrossar alimentos. Alcalinizante do sangue, Hipercolesterolemia, Excesso de peso, Inibidora do apetite, Laxativa Proteica, Diurética e Desintoxicante.
Aramé São semelhantes a cabelos, com fios finos e pretos de sabor suave. Deve demolhar-se cerca de 15 minutos e cozinhar durante 30 minutos. Podem ser cozinhadas a vapor, salteadas ou comidas como saladas. Auxilia a digestão, Problemas nos órgãos sexuais femininos e masculinos.
Hiziki De textura semelhante à aramé, mas mais espessa e com um sabor a mar muito mais forte. Deve colocar-se de molho 10 minutos antes de usar, pois aumenta cinco vezes de volume quando hidratada.
Hipercolesterolemia, diabetes e perda de peso. É regeneradora da flora intestinal, refrescante do organismo, diurética, desintoxicante e ajuda a dissolver tumores.
Kombu O seu formato lembra uma fita larga. Devem ser demolhadas e demoram 30 a 45 minutos ou mais tempo a cozinhar. Para cozinhar com leguminosas (torna as leguminosas muito mais macias e digeríveis, evitando a formação de gases intestinais). Anemia, Artrite, Coágulos do sangue, Diabetes, Emagrecimento, Flatulência, Gota, Hipertensão, Inchaço dos gânglios linfáticos, vias respiratórias, Próstata.
Nori Cor entre o verde vivo e o roxo. As tiras secas de Nori são utilizadas como invólucro do famoso prato japonês, o sushi.
Pode comê-la directamente (tem um sabor agradável a peixe) ou parti-la aos pedaços e salpicar sobre a sopa, vegetais ou feijões. Ajuda na digestão principalmente de fritos, Bócio, Edemas, Hipertensão, Previne o cancro e Quistos sebáceos.
Wakame De sabor suave e adocicado e com folhas verdes escuras e encaracoladas. O seu veio central é rijo e deve ser retirado depois de amolecido em água fria, uma vez que não amolece com a cozedura. Deve demolhá-las durante cerca de 20 minutos e o tempo de confecção é de 15 a 20 minutos. Pode ser fervida 10 a 15 minutos e utilizada em sopas, ou cortada em bocadinhos e ser servida como salada. Ajuda na saúde dos cabelos e da pele, Asma, Bronquite, Purifica o sangue da mulher que amamenta. Diurética e Neutraliza as toxinas do sangue.