Veja a notícia no blogspot interno Natiris "Celulite"

Celulite

Celulite um problema de saúde e de estética


A celulite preocupa sempre um elevado número de mulheres, frequentemente desarmadas perante um problema de saúde e estética. Com efeito, a esta desarmonia corporal corresponde um desequilíbrio e uma perturbação metabólica: que confirma, uma vez mais, que beleza e saúde são intimamente ligadas!


Mas o que é a celulite?


As células cujo papel consiste a armazenar a gordura de reserva são nomeadas adipocitos. Estão localizadas sob o epiderme e nos músculos. Se a alimentação é demasiado abundante ou demasiado energética, em especial demasiada rica em açúcares e gorduras, os adipocitos aumentam de tamanho. Um adipocito pode aumentar até a multiplicar à sua dimensão por 50! Os adipocitos, inchados, ficam sem espaço e estão apertados uns contra os outros sob a derme: aparecem então os inchaços que se designam “pele casca de laranja”. Por razões hormonais, a celulite refere-se sobretudo às mulheres: localiza-se principalmente a nível dos quadris e das coxas. Certas mulheres são mais predispostas que outras, mas uma boa higiene de vida e uma alimentação sã , são  armas eficazes para combater a celulite.


O controlo neurohormonal


As ordens de armazenamento, ou de desarmazenamento, a gordura nos adipocitos provêm de uma zona do cérebro que se chama hipófise, glândula que segrega uma serie de neurohormonas. É também nesta zona que se situa o nosso relógio interno que controla a alternância vigilia-sono mas também todos os nossos ritmos biológicos, a começar pelo ciclo feminino. Não é por conseguinte surpreendente que qualquer alteração vai perturbar este relógio interno e corre o risco de provocar modificações metabólicas a nível das células adiposas! Por exemplo, certos medicamentos como os tranquilizantes ou a pílula contraceptiva, que por vias diferentes perturbam os nossos relógios biológicos, podem provocar anomalias a nível dos adipocitos.


 


Combater a celulite


A importância de uma boa circulação


Como todas as células, os adipocitos, são banhados por um líquido que se chama linfa. Além disso, são irrigados por micro-vasos sanguíneos, por artérias e veias, que são encarregadas trazer os elementos indispensáveis à sobrevivência das células mas também remover os resíduos tóxicos e o sangue usado. A hipertrofia destes adipocitos que se tornaram ‘’obesos’’ provoca verdadeiros estrangulamentos nas redes de circulação da linfa e do sangue arterial e venoso. Este abrandamento da circulação provoca asfixia dos tecidos e edema, ou seja retenção de água que não chega a circular e eliminar as toxinas. A luta contra a celulite começa por conseguinte por uma activação da circulação sob a forma de exercícios físicos simples e regulares mas igualmente massagens e drenagem linfática.


Controlar a sensação de fome


Nada é mais eficaz, para perder peso e lutar contra a celulite, que comer menos e melhor mas sem frustração nem risco de carências. É simples, mas necessita frequentemente algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares.


A melhor alimentação, recomendada para comer sem excessos, será à base de frutos, de legumes variados cozidos ou crus, de cereais integrais, ovos, peixes e queijos magros. Não se trata de um regime mas uma alimentação sã, de preferencia biológica, conveniente para toda a família.


Pode usar alguns suplementos naturais que ajudam pesquise Celulite em www.Natiris.pt