Alguns conselhos para aliviar a prisão de ventre

A prisão de ventre pode te afetar em qualquer momento de sua vida e a qualquer idade, razão pela qual, antes de mais nada, você deve identificar quando sofre dela, quer dizer se você vai ao banheiro menos de três vezes por semana ou se é doloroso evacuar, você sofre de constipação. Não obstante, estes inconvenientes vêm acompanhados de inchaço e dor de estômago.


Para resumir um pouco mais as coisas, isso se deve principalmente a que, às vezes, as fezes ficam muito tempo no cólon, o que dificulta a eliminação, e as principais causas para que isso aconteça são:

Vida sedentária, para que o seu corpo e cada um de seus órgãos funcionem perfeitamente é necessário que você tenha uma vida ativa e se exercite.
Pouco consumo de fibra, esta é a causa mais comum da prisão de ventre, o consumo de fibra é extremamente importante para o bom funcionamento do cólon.
Mudança de hábitos, é muito normal que a prisão de ventre se apresente quando você muda de casa ou está viajando, e também quando consome alimentos que o seu corpo não está acostumado a receber diariamente.
Agora, conheça algumas dicas que temos para que te alivie a prisão de ventre de maneira fácil e segura:

Exercícios
Como já dissemos anteriormente, é necessário que o corpo esteja em constante movimento para estimular as diferentes funções dos órgãos, por isso tente caminhar, correr ou nadar pelo menos 30 minutos por dia.

Não espere
A prisão de ventre também pode acontecer, porque muitas vezes aguentamos a vontade de ir ao banheiro, não espere muito tempo depois que sinta a necessidade de evacuar.

Evite os alimentos processados
Trate de evitar 100% os embutidos, o fast food, as batatas fritas e os demais alimentos de baixo teor nutritivo. Estes alimentos podem ser deliciosos, mas infelizmente causam irritação no cólon, o que provoca que este não funcione perfeitamente.

Evite o queijo
Os lácteos como o sorvete, o queijo e o leite contêm uma proteína chamada caseína, que piora a prisão de ventre, irritando o cólon.

Não tome qualquer laxante
Ainda que possamos conseguir laxantes em qualquer farmácia, o melhor é ir ao médico, e que ele nos recomende um em especial segundo a necessidade que tenha o nosso corpo e o avançado que esteja a constipação.

Consuma muita fruta
A maioria das frutas servem para acabar com a prisão de ventre, entretanto é recomendável que se como a fruta inteira, não tire a casca para que não perca a fibra.

Por exemplo o mamão, contém enzimas que ajudam a melhorar a digestão, por isso é bom que você consuma um pedaço diariamente e em jejum.
O suco de laranja também se recomenda para acelerar o funcionamento digestivo, tome diariamente e em jejum.
Vinagre de maçã
A ideia dessa mistura é conseguir um efeito laxante natural, misture uma colher de vinagre de maçã com um pouco de mel e água. Não exceda no consumo, está bem se você tomar uma vez por semana.

Frutos secos
Igual as frutas, os frutos secos oferecem ao corpo uma boa quantidade de fibras; as bagas, as ameixas e as uvas passas, são alguns dos frutos que podem ser benéficos.

Azeite de oliva
Cada vez é maior o uso do azeite de oliva para aliviar diferentes desconfortos do corpo, procure tomar em jejum uma xícara de água quente com um pouco de limão e uma colher de azeite de oliva, isso melhorará a sua digestão e até pode te ajudar a baixar de peso.

Feijão
Como você já sabe, o corpo precisa de fibra para que o sistema digestivo funcione corretamente, o feijão pode te dar fibra, mas não só isso, é uma rica fonte de proteínas e vitaminas, proporciona ferro, cobre, zinco, fósforo, potássio, magnésio e cálcio.

Maçã
Comer uma maçã por dia pode te ajudar a ir ao banheiro regularmente, além disso a casca da maçã serve como antioxidante, contém fibra e faz uma limpeza intestinal na hora que é consumida, por isso se recomenda que a consuma habitualmente.