Veja a notícia no blogspot interno NatirisLinhaça

Linhaça


Informação e Descrição


As sementes de linhaça provêm da planta Linho Comum, Linum usitatiassium, que é a planta usada para nos fornecer o linho usado para produzir têxteis. O linho foi cultivado em muitos países por um longo tempo como moeda de troca e um campo de linho, com as suas flores azuis pálidas é muito característico. As sementes maduras da planta são usadas na medicina e contém cerca de 5 a 6% de mucilagem, 30 a 40% de óleos e 20% de proteína.


 


Modo de Acção


O uso mais importante para a Linhaça é como um agente para dar volume. Contém mucilagem que cresce na presença da água. Isto dá a linhaça uma enorme actividade de dar volume. Os óleos presentes na linhaça também agem como um agente lubrificante. A linhaça quando usada correctamente, não causa irritação do intestino mas age ao aumentar o conteúdo de fibra, enchendo mecanicamente o intestino. Consequentemente o efeito pode não ser tão rápido quanto com laxativos de síntese, nem como laxativos estimulantes.


Para as sementes de Linhaça trabalharem correctamente é melhor que as sementes sejam trituradas. Para alcançar a mucilagem, permitindo que a mucilagem inche. Encontra-se facilmente as sementes de Linhaça trituradas, mas como as sementes partidas estão expostas ao meio ambiente, elas tendem a perder as suas propriedades medicinais por causa de uma rápida deterioração dos seus ingredientes activos.


Weiss, em seu livro Medicina herbal, aconselha que se use as sementes de Linhaça trituradas dentro de uma semana, senão os óleos presentes ficarão rançosos, causando um efeito de irritação no estômago. É muito melhor partir as sementes de Linhaça durante a mastigação.


A acção laxativa da Linhaça é em parte pela mucilagem contida e também pelos óleos. Na presença da água, a mucilagem é um bom agente para dar volume e os constituintes oleosos apoiam este efeito pela sua acção lubrificante. As duas acções complementam-se muito bem e a Linhaça é considerada um excelente laxativo que é suave mas eficaz.


Uso clínico e Medicinal


  • Obstipação

  • Actua como um agente para dar volume

Na Fitoterapia a principal área de uso para a linhaça é para fornecer volume no intestino. É importante enfatizar que um ou dois copos de água deveriam ser tomados com cada dose de Linhaça para provocar o aumento de volume da mucilagem. Frequentemente a Linhaça é combinada com o Sene, a Frângula e outras plantas para dar uma acção laxativa mais forte.